WNBF BRAZILIAN CUP
O que nos diferencia é que testamos absolutamente todos os concorrentes para garantir uma competição 100% natural.
Cada competidor deve estar livre do consumo de todas as substâncias anabolizantes e diuréticas farmacêuticas por um período mínimo de 10 anos.
Um polígrafo (detector de mentiras) é realizado antes de cada competição, como também teste de urina a fim de garantir uma competição ética e livre do doping.
Acesso ao back stage
Max. 1 COACH por atleta
SOMENTE PARA PREPARADORES!
Os competidores serão julgados em uma série de poses que permitirão aos juízes avaliar não apenas as diferentes partes do corpo,
mas como um todo.
Os atletas são julgados em duas rodadas:
1. Simetria, equilíbrio geral e condicionamento.
2. Músculos e massa, definição e proporção.
O Juiz Chefe reserva-se o direito de penalizar um atleta um grau se o atleta se recusar a realizar a pose solicitada corretamente. O atleta receberá um aviso para realizar a pose corretamente. Se o pedido do juiz for ignorado, uma penalidade pode ser aplicada para sua colocação final. Os atletas só realizarão poses solicitadas pelo Juiz Mor.
1. Duplo bíceps frontal
2. Dorsais de frente
3. Peitoral lado
4. Tríceps lateral
5. Duplo bíceps costas
6. Dorsais de costas
7. Coxas e abdominais
8. Postura mais musculosa
Para ajudá-lo
COMPARAÇÃO, POSES E POSING INDIVIDUAL (T-WALK)
COMPARAÇÕES
A pose será feita em quatro quartos de giro (1/4) para a direita. O juiz principal guiará os competidores durante todo o processo.
POSE DE FRENTE
Os competidores ficarão de frente para os juízes. Os pés devem permanecer paralelos. As mãos podem ser mantidas ao lado do corpo ou uma mão pode ser colocada na cintura. O peito deve estar elevado e as costas abertas. Os músculos dorsais não devem ser expandidos como um fisiculturista, e os punhos não devem ser cerrados firmemente como na categoria de fisiculturismo.
POSES LATERAIS
As ancas dos competidores devem estar voltadas para o lado do palco e as cabeças devem estar viradas para os juízes. Os ombros podem ser girados até 35 graus em direção aos juízes para acentuar o formato em V. As mãos podem ser mantidas ao lado do corpo ou uma mão na cintura. Os pés podem ser posicionados de forma desencontrada e a panturrilha traseira contraída.
POSE DE COSTAS
Os competidores ficarão de costas para o público/juízes. Os pés devem permanecer paralelos. Os músculos dorsais devem ser expandidos para exibir o formato em V. As mãos podem ser mantidas ao lado do corpo ou uma mão pode ser colocada na cintura. O juiz principal pode pedir aos competidores para colocar uma mão na cintura.
CAMINHADA INDIVIDUAL NO PALCO
É realizada durante a avaliação preliminar para que os juízes considerem sua apresentação e aparência geral. Se uma caminhada em T (T-Walk) for executada, os competidores devem realizar uma pose lateral voltada para o meio do palco quando estiverem na lateral do palco. Uma vez no meio, os competidores devem executar uma pose de frente seguida de uma pose de costas e voltar a essa posição antes de caminhar para o próximo ponto externo.
As poses não devem ser mantidas por mais de 3 segundos cada, e a apresentação individual deve ser completada em 30 segundos (o juiz principal pode conceder mais tempo dependendo do tamanho do palco).
Para as grandes competições, os competidores irão para o ponto central do palco e realizarão uma pose de frente, uma pose lateral, uma pose de costas e terminarão com uma pose de frente. Em um formato de grande espetáculo, os competidores devem terminar sua apresentação em 15 segundos. Nota: Nenhuma pose de fisiculturismo deve ser feita pelos competidores Men’s Physique durante a competição.
PONTUAÇÃO
Os juízes marcarão cada rodada e darão aos competidores uma última colocação para essa rodada antes que o juiz principal passe para a próxima. Por exemplo: em uma classe de 8 competidoras, os juízes classificarão os competidores de 1 a 8 em cada rodada. Uma vez que os juízes terminem de pontuar para as duas rodadas, eles somam os escores para determinar o ranking final de cada competidor.
O Juiz Chefe reserva-se o direito de penalizar um atleta um grau se o atleta se recusar a realizar a pose solicitada corretamente. O atleta receberá um aviso para realizar a pose corretamente. Se o pedido do juiz for ignorado, uma penalidade pode ser aplicada para sua colocação final. Os atletas só realizarão poses solicitadas pelo Juiz Mor.
1. Pose de frente: Ombros deverão estar voltados para o juiz, uma leve quebra de quadril é permitido.
2. Pose de lado: Uma mão na cintura, cintura apontada para o lado em relação aos juizes, ombros podem ser rotados acentuando o shape em “V”
3. Escapulas abertas, mão poderá ir na cintura.
Bikini é uma divisão de físico feminino projetada para encontrar atletas com um corpo em forma e bem delineado, que não seja excessivamente musculoso ou demasiadamente definido.
Um biquíni tradicional de duas peças para poses é usado e pode ser multicolorido ou de cor sólida, e enfeites e joias são permitidos. Sapatos são obrigatórios, mas a altura do salto é opcional.
As divisões de Bikini são baseadas em altura e divididas de acordo com o número de atletas, mantendo os eventos competitivos, mas justos.
Trajes de Competição Bikini – As atletas devem escolher trajes que complementem melhor o seu físico.
AS COMPETIDORAS SÃO AVALIADAS EM DUAS (2) RODADAS
RODADA 1
Fitness e equilíbrio na divisão Bikini são alcançados através de um físico levemente musculoso e não excessivamente magro ou duro, em comparação com Figure, Fit Body ou Bodybuilding.
Uma mão colocada no quadril nas poses de frente e de lado.
As mãos devem ser colocadas nas coxas na pose de costas.
O cabelo deve ser jogado para a frente, e os lats levemente abertos para frente para exibir uma boa forma na pose de costas.
RODADA 2
Aparência Física refere-se à aparência geral da atleta. Apresentação no palco, cabelo, bronzeamento, maquiagem e escolha do traje estão incluídos nesta rodada.
Empates são decididos na rodada 2.
A instalação será feita em quatro quartos de volta (1/4) para a direita. O juiz principal orientará os competidores neste processo.
Biquíni é uma divisão física feminina projetada para encontrar atletas com um corpo em forma e bem estética, que não seja muito musculosa ou super condicionada. Um biquíni tradicional de duas peças é usado e pode ser multicolorido ou sólido, e enfeites e joias são permitidos. Sapatos são obrigatórios, mas a altura do salto é opcional. As divisões do biquíni são baseadas na altura e divididas de acordo com o número de atletas, mantendo os eventos competitivos, mas justos. Biquínis de Competição – Os atletas devem escolher os trajes que melhor complementam seu físico.
Os quadris das competidores devem estar voltados para a lateral do palco e as cabeças devem estar voltadas para os juízes. Os ombros podem ser girados em até 35 graus em direção aos juízes para acentuar seu V-Taper. As mãos podem ser mantidas nas laterais ou uma mão no quadril. Os pés podem ser escalonados e a panturrilha traseira apertada.
As competidores ficarão de costas para o público/juízes. Os pés devem permanecer paralelos. Os dorsais devem ser estendidos para exibir o cone em V. As mãos podem ser mantidas nas coxas. O cabelo deve ser colocado de lado para avaliação das costas.
É realizado durante o pré-julgamento para que os juízes levem em consideração sua apresentação e aparência geral. Se for realizado um T-Walk, os competidores devem realizar uma pose lateral de frente para o meio do palco quando estiverem ao lado do palco. Uma vez no meio, os competidores devem realizar uma pose frontal seguida de uma pose traseira e voltar para essa posição antes de marchar para o próximo ponto externo.
As poses não devem se prolongar muitos segundos cada, e a apresentação individual deve ser concluída de forma fluida (o juiz principal pode conceder mais tempo dependendo do tamanho do palco).
Para grandes competições, os competidores caminharão até o ponto central do palco e farão uma pose frontal, uma pose lateral, uma pose de costas e terminarão com uma pose frontal. Nota: Nenhuma pose de fisiculturismo deve ser feita por competidores da Men’s Physique durante a competição.
Os juízes pontuarão cada rodada e darão aos competidores uma classificação final para aquela rodada antes que o juiz principal passe para a próxima rodada. Exemplo: Em uma classe de 8 competidores, os juízes classificarão os competidores de 1 a 8 em cada rodada. Depois que os juízes terminam de pontuar para ambas as rodadas, eles somam as pontuações para determinar a colocação final de cada competidor
As competições da WNBF Brasil estão abertas a todos os atletas de nacionalidade brasileira com um cartão de membro válido e que cumpram os requisitos abaixo. Qualquer participante que não cumpra as condições poderá ser desclassificado e não reembolsado.
1. Possuir um cartão de membro válido da WNBF Brasil.
2. Apresente um documento de identidade com foto válido emitido pelo governo (como carteira de motorista, RG ou passaporte) no check-in e antes do teste do polígrafo.
3. Estar 10 anos livre de todas as substâncias anabolizantes, hormônios farmacêuticos na lista de substâncias proibidas.
4. Passar no teste obrigatório do polígrafo.
5. Ter 18 anos ou mais no dia da competição.
Nenhum reembolso será possível.
Todos os atletas terão que participar, geralmente na véspera da competição, o local será indicado na página dedicada à competição.
NÃO HAVERÁ UMA TABELA DE CORTES PRÉ DEFINIDA.
Os cortes serão feitos após a pesagem oficial de modo a separar e equilibrar por sub-categorias cada divisão.
CORTES POR PESO
CORTES POR ALTURA
O polígrafo é obrigatório para todos os concorrentes, todos os testes são por reserva e são definidos por ordem de receção de inscrição.
Os participantes receberão uma notificação por e-mail sobre os compromissos do polígrafo 2 semanas antes da competição. O teste é válido por 6 semanas para amadores e 2 semanas para profissionais. Se você participou de outro evento INBF ou WNBF menos de 6 semanas ou menos de 2 semanas para Pro antes da competição, informe-nos para que não precise refazê-lo.
Não, pedimos a todos os concorrentes que testem diretamente conosco. Nossa lista de substâncias proibidas é mais rigorosa do que outras organizações e temos padrões muito elevados para nossos profissionais licenciados.
O teste do polígrafo é obrigatório e apenas com hora marcada. Os candidatos serão contatados por e-mail 2 semanas antes da competição na ordem de recebimento das inscrições. Todos os testes são feitos no hotel anfitrião na quinta e sexta-feira antes do show. O custo do exame do polígrafo deve ser pago em dinheiro no ato da consulta ou por cartão de crédito online no site. As taxas do polígrafo podem variar de uma competição para outra dependendo da organização contratada para as provas mas são geralmente de 60€.
O teste tem validade de 60 dias para amadores e 2 semanas para profissionais.
O exame do polígrafo em si não é um processo longo, geralmente entre 20 e 30 minutos. A pré-seleção, o preenchimento do questionário do atleta e as múltiplas entrevistas preliminares levam tempo adicional. Todas essas informações são necessárias para validar nosso processo de polígrafo. Você deve chegar pelo menos 30 minutos antes do horário agendado para preencher a papelada. Alguns testadores solicitarão que você envie documentos com antecedência. Um documento de identidade válido, carteira de motorista ou passaporte também deve ser fornecido ao examinador do polígrafo.
Às vezes, os exames de urina são obrigatórios para todos os atletas em uma competição da WNBF Brasil, mas é possível que em certas competições apenas os vencedores sejam submetidos a exames de urina imediatamente após subirem ao palco. A WNBF BRAZIL tem o poder de pedir a qualquer competidor afiliado faça uma amostra para um teste de urina, mesmo fora da temporada.
Por favor, leia a lista de substâncias proibidas cuidadosamente antes de enviar uma pergunta sobre suplementos ou medicamentos prescritos. Você pode encontrar a lista aqui ou clicando abaixo
Verificar lista completa no site da WNBF Official:
https://worldnaturalbb.com/anti-doping/
E na WADA:
https://worldnaturalbb.com/wp-content/uploads/2023/12/2024-WADA-Prohibited-List-WNBF-Website.pdf
Os 3 primeiros de cada categoria são elegíveis para competir internacionalmente e nos campeonatos mundiais sujeitos à validação pelos juízes.