A categoria Classic Physique homenageia as raízes do fisiculturismo, enfatizando a simetria e a apresentação, e especificamente a arte de posar.
Esta categoria não exige explicitamente menos definição ou tamanho muscular do que a categoria Bodybuilding.
Os competidores usam calções de pose Classic Physique. Eles são julgados em duas rodadas.
Veja os itens abaixo para mais detalhes:
WNBF Classic Physique enfatiza a simetria e a apresentação, especificamente a arte de posar.
Os competidores são julgados em duas rodadas:
Rodada 1 – Simetria
Esta rodada consiste em quatro quartos de volta.
A simetria abrange o equilíbrio geral e a harmonia do físico em todos os lados e em todos os grupos musculares. Os atletas devem ter ombros largos, linhas agradáveis e uma cintura fina e afilada.
A parte inferior do corpo combinará com a parte superior do corpo, completando uma estrutura X perfeita. Ter um grupo muscular exemplar em alguns casos pode fazer um fisiculturista se destacar, no entanto, os competidores do Classic Physique devem ter todos os grupos musculares em proporção.
Rodada 2 – Musculatura e apresentação
Esta rodada consiste nas cinco poses obrigatórias da rodada de muscularidade do Classic Physique (listadas abaixo).
Os atletas serão julgados pelo tamanho, separação e definição de sua musculatura.
Embora o padrão de definição muscular não seja menor no fisiculturismo clássico, a definição às custas da plenitude ou quando a dieta leva à perda de simetria prejudicará as pontuações dos competidores clássicos. Condição excessiva, densidade ou vascularização que prejudique a simetria serão pontuadas para baixo.
A apresentação individual do visual “físico clássico” do atleta é um foco para julgamento. Viradas suaves e poses clássicas graciosas são cruciais. A capacidade de manter poses sem esforço visível impactará positivamente na pontuação.
As poses favoritas devem ser escolhidas pelo atleta para acentuar sua simetria e musculatura.
Observação: Nenhuma pose de Bodybuilding, mais muscular, ou Men’s Physique é permitida no Classic Physique.
Os juízes pontuarão cada rodada e darão aos competidores uma colocação final para aquela rodada antes de passar para a próxima rodada.
Por exemplo, se houver 8 atletas na classe, o painel de jurados colocará os atletas do 1º ao 8º lugar em cada rodada. Quando o julgamento for concluído, ambas as pontuações (2) serão somadas para calcular a colocação final de cada competidor.
1. Poses de simetria frontal, lateral direita, traseira e lateral esquerda realizadas como quartos de volta
2. Bíceps duplo frontal assimétrico
3. Punhos laterais do peito tocando o quadril
4. Tríceps lateral clássico
5. Bíceps duplo traseiro com uma mão aberta
6. Abdominais e coxas
7. Duas poses clássicas favoritas* (poses não muito musculosas)
* As poses favoritas devem ser escolhidas pelo atleta para acentuar sua simetria e musculatura. As opções podem incluir: bíceps duplo traseiro torcido, louva-a-deus lateral, arqueiro traseiro, pose da vitória, pose da xícara de chá, pose do vácuo etc.
Rotina individual:
Após o pré-julgamento, cada competidor terá 60 segundos para completar sua rotina individual. A ênfase deve ser nas poses do Classic Physique para dar suporte aos critérios de julgamento do Classic Physique.